MOAGEM

ABRIL A SETEMBRO

Apresentamos as residências artísticas que irão acontecer no espaço Moagem, em Torres Vedras, entre Abril e Setembro de 2024.
Fica a conhecer quem são os artistas que iremos acolher nos próximos seis meses e que nos trazem propostas nas áreas de Dança, Performance, Teatro e Cruzamentos Disciplinares.
Muitos destes projetos terão momentos de abertura ao público que vão de workshops, conversas com os artistas, a ensaios abertos.

Djam Neguim 

AMI.LCAR

(8 a 21 de abril)

Um espetáculo inspirado na vida, obra e pensamento de Amilcar Cabral. Através de um exercício de extensão do legado desta figura imortal, o artista Djam Neguim explora episódios da linha existência de Cabral a partir do uso de dispositivos multimédia e da inteligência artificial, tensionando o real e o virtual, o humano e o pós-humano.

Cátia Esteves

Ci.ca.triz

(22 a 28 de abril) 

A proposta nasce da inquietude de percecionar e vivenciar uma visível escassez na oferta artística direcionada ao público infantojuvenil, assim como a visível fragilidade a nível estético das propostas coreográficas para um setor tão pertinente e exigente.

Cire Ndiaye

Eartha Quit

(6 a 12 de maio)

O objetivo da criadora é desenvolver um espetáculo perverso e cómico que retrate a arte como forma de superação, inspirado pela artista negra do entretenimento Eartha Kitt. Não é pretendido simplesmente imitar ou fazer uma interpretação da artista, mas sim reinventá-la para os dias atuais. O mote de pesquisa será explorar como seria a Eartha Kitt nos dias de hoje se ela fosse portuguesa de Portugal e tivesse um gosto pelo Jazz, Blues, Pop, Punk e sintetizadores modulares.

Fúria de Boi

(27 de maio a 2 de junho)

“Dô” é uma performance a solo, solitária e autobiográfica, que funde as disciplinas do Karate-Do e da Dança para representar
a pressão de anos numa busca fracassada pela perfeição. Quero questionar a vangloriação da destruição de um corpo e mente
em prol de alcançar a excelência. Quando o foco está na vitória e na busca pela perfeição, não resta espaço para falhar. Aqui,
no entanto, pretende-se questionar. Quero desistir sem ser fraca.

Sara Montalvão

Sonhos 24/7

(24 a 30 de junho)

“Sonhos 24/7” é um solo de dança que toma como ponto de partida os registros sonoros realizados pela intérprete durante a experiência vivida em Israel e Palestina (de agosto a outubro de 2023). Esse contexto tenso e único serve como base para desenterrar memórias que ecoam no corpo da intérprete, conectando-se e cruzando diferentes registros pessoais, numa exploração íntima e diversificada do tempo.

Daniel Matos

X Angels Saying No

(21 de agosto a 15 de setembro)

Daniel Matos chega a Torres Vedras a convite da Estufa para desenvolver o 14ª edição do Laboratório de Dança. As inscrições abrem a 15 de abril destinando-se a pessoas entre os 10 e os 18 anos de idade, com experiência em dança/teatro/performance.

Carla Gomes e Valéria Martins

Futuras Coisas

(16 a 22 de setembro)

O espetáculo “Futuras Coisas” parte da ideia de uma procura de sentido no nosso quotidiano, focalizando no tema de comunidade, urbanismo e síndrome de burnout. Nesta performance a atriz estaria num rebuliço de multitasking e produtividade para atingir o sentido da vida. Consequentemente surge uma procura incessante pelo entusiasmo do quotidiano, assim como Chantal Akerman nos presenteou com Jeanne Dielman.

Flávio Catelli e Rita Salomah

Toque

(23 a 29 de setembro)

TOQUE é uma obra teatral que propõe dialogar, partilhar e comunicar, entre público e criadores, os efeitos comportamentais da saúde mental na sociedade, potencializados principalmente pela mudança da realidade pós pandemia COVID-19.
Até onde o consciente humano é capaz de interferir? A obra explora as relações e repercussões de um comportamento por vezes ignorado, desacreditado e tido como algo inconveniente e banal, além de dar destaque a doenças de saúde mental cada vez mais frequentes, tais como a ansiedade, esgotamento e a depressão, provenientes de uma estrutura social insensível e instável.

As residências artísticas são um projeto da ESTUFA que conta com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.