DIS-FAR-CE DE MARIANA MAGALHÃES

No âmbito do projeto “𝙋𝙧𝙖́𝙩𝙞𝙘𝙖𝙨 𝙙𝙚 𝘾𝙖𝙧𝙣𝙖𝙫𝙖𝙡: 𝘾𝙪𝙡𝙩𝙪𝙧𝙖, 𝘾𝙤𝙧𝙥𝙤 𝙚 𝙇𝙪𝙜𝙖𝙧”, a ESTUFA desenvolverá, no biénio 2024/25, duas residências artísticas, destinadas a artistas emergentes, que desenvolvam trabalho relacionado com a temática do programa “Práticas de Carnaval”.

Este ano, foi feito um convite à artista Mariana Magalhães para desenvolver uma residência artística em Torres Vedras de modo a desenvolver a criação artística do seu atual projeto “𝐝𝐢𝐬-𝐟𝐚𝐫-𝐜𝐞”.

O projeto continuará a ser desenvolvido ao longo do ano de 2025, noutros formatos de apresentação e com a integração de outras pessoas na equipa artística.

𝑺𝒊𝒏𝒐𝒑𝒔𝒆
DIS-FAR-CE propõe uma reflexão sobre o ato de disfarçar e de como o mesmo pode estar implicado na construção individual e coletiva. Uma vídeo-instalação inspirada pelo Carnaval de Torres Vedras e que dialoga com o trabalho da artista Cindy Sherman que, através da transmutação identitária, desafia a natureza da representação artística.

Uma apresentação que é resultado da residência artística de Mariana Magalhães em Torres Vedras no âmbito do projeto “Práticas de Carnaval: Cultura, Corpo e Lugar” em parceria com o Centro de Artes e Criatividade.

Ficha técnica
Direção artística: Mariana Magalhães
Apoio à criação: Hugo Olim
Cocriação e interpretação: Francisco Rolo, Lúcia Pires e Nuno Pinheiro
Comunicação: Estufa – Plataforma Cultural

“dis-far-ce” é uma coprodução entre a Câmara Municipal de Torres Vedras, Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras e Associação Estufa – Plataforma Cultural com apoio da GDA.