NUM GESTO A SAKAMOTO
SINOPSE
Neste encontro anual entre jovens estudantes de dança e de música é homenageado o compositor japonês Ryuichi Sakamoto.
Um ano após o seu desaparecimento, num gesto a Sakamoto, o centro da criação é colocado na tensão entre o rigor: o gesto perfeito, contido, minimalista e finalizado do compositor e o ímpeto: vigoroso, deslocado, impreciso e inacabado dos jovens intérpretes.
Num gesto algures entre a condição de perfeição e os erros de aprendizagem, impõe-se a pergunta: numa disciplina de contenção, pode a sensibilidade florir?
OFICINA COREOGRÁFICA
A Oficina Coreográfica pretende estimular o cruzamento de sensibilidades, permitindo que jovens músicos e bailarinos em formação se relacionem num contexto artístico específico.
Constitui-se enquanto dispositivo que tem como finalidade a partilha de experiências e conhecimentos, o diálogo criativo e o pensamento crítico em torno das práticas artísticas contemporâneas, culminando este processo com a apresentação pública de um espetáculo.
Ao lançar este desafio, o Teatro-Cine de Torres Vedras e a Associação Estufa desejam dotar os participantes de ferramentas criativas, investindo num espaço laboratorial, capaz de proporcionar o desenvolvimento de uma via de criação coletiva e de um corpo artístico comum.
FICHA ARTÍSTICA
Direção Coreográfica: Inês Gomes, João Cabaça e Mónica Figueiredo
Direção Musical: Ricardo Cardoso
Intérpretes: alunos da Escola de Dança Movimento e alunos do Conservatório de Música da Física – António Maldonado Rodrigues
Coprodução Teatro-Cine de Torres Vedras e Associação ESTUFA
Classificação etária m/6 anos
Duração 1 hora