EPÁ! Educação pela Arte
SOBRE

O projecto EPÁ! Educação pela Arte é um programa pedagógico e educativo transdisciplinar alicerçado numa filosofia e metodologia de educação pela arte e no pressuposto da efectivação de aprendizagens através da natureza lúdica do brincar.
Acrónimo de Educação pela Arte, o projecto EPÁ! distingue-se pelas tentativas processuais e metodológicas que tentam envolver os alunos no universo da dança, teatro, música, artes visuais, arquitectura e literatura, procurando fazê-lo de forma criteriosa e inovadora, através do role play e do brincar. O brincar é uma actividade essencialmente criativa e imaginativa, profundamente social e relacional, que cria oportunidades de aprendizagens únicas e essenciais na criança que se auto-explora e se abre os outros.
O EPÁ! prima pelos cruzamentos que consegue proporcionar entre várias áreas artísticas, pelas qualificações dos professores afectos ao projecto e pela simbiose que a própria dinâmica da programação cultural e artística, inerente à Associação ESTUFA, imprime no EPÁ! e deixa transparecer através dos seus colaboradores.
Baseado numa filosofia de educação pela arte e com forte enfoque na importância do brincar na aquisição de valências várias por parte da criança, o EPÁ! constitui uma oportunidade única de acesso e contacto com diversas expressões artísticas, propiciadoras de um harmonioso evoluir, quer da psicomotricidade, quer das esferas relacionais, afectivas e cognitivas.
O EPÁ! é desenvolvido na Componente de Apoio à Familia (CAF) ou como Actividade de Enriquecimento Curricular a nível do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
OBJECTIVOS
- Construir vivências ficcionadas através da expressão dramática, do brincar, do som e do movimento;
- Explorar o meio, o espaço, o outro, o corpo, a voz; explorar as sensações, os medos, a imaginação, os desejos e os sonhos de forma a desenvolver práticas criativas, superando receios e obstáculos, fomentando e enriquecendo as experiências de vida na infância;
- Tomar consciência e explorar, de forma criativa e sensível, os elementos da linguagem dramática e de outras linguagens artísticas como a literatura, as artes performativas e visuais, a arquitectura, a música e a dança;
- Promover e desenvolver o brincar enquanto ferramenta lúdica, permitindo que simplesmente aconteça; criando condições de tempo e espaço para que a criança e o grupo criem as suas próprias dinâmicas, intervindo o professor do EPÁ! sobretudo como mediador e mentor.
EQUIPA
A equipa do EPÁ! é constituída por:
Magda Matias: coordenadora pedagógica, socióloga de formação académica, com experiência em produção, programação e gestão cultural e mediação artística.
Três professores – mediadores que se deslocam às escolas (Jardins de Infância e Escolas de 1º ciclo do Ensino Básico), são eles:
- Ana Mota Ferreira: uma marionetista de profissão, com formação superior em teatro (UE) e fundadora de uma associação cultural dedicada à criação de espectáculos de marionetas para crianças e jovens;
- um actor com trabalho profissional em companhias de teatro, licenciado em teatro (ESTC) e mestrando em ciências da educação /estudos da educação (FNUL);
- Tânia Clímaco: uma ilustradora licenciada em comunicação visual (ESAD) e professora de artes visuais no Serviço Educativo da Associação ESTUFA.